NO AR!

Turma Da Nova

Com Alex Junior

Número de furtos aumenta mais de 20% no estado de São Paulo

Em 2023, foram registrados106 mil crimes do tipo a mais do que em 2021

19 de Abril de 2024 22:15

O número de furtos no Estado de São Paulo aumentou mais de 20% entre 2021 e 2023, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública. Ao SBT, comerciantes relatam as estratégias para tentar se proteger da violência.

“Não dormimos, ficamos cuidando das câmeras de monitoramento, não tem hora, não tem dia. Aqui há uma porta de presídio para aumentar a segurança”, conta um comerciante, que não quis ser identificado.

Ele conta que trabalha na área há 40 anos. “Aconteceram pelo menos cinco arrombamentos nesse último um ano e meio. É desesperador o que está acontecendo agora. Se for no meu comércio, lá parece um presídio”, complementa ele. Além do alarme, o comerciante instalou um portão de ferro no meio da escadaria e recobriu a parede com chapas de aço.

Os comerciantes da Zona Sul de São Paulo estão com medo. Não querem se identificar e não sabem mais o que fazer. Os criminosos agem principalmente de madrugada.

Imagens de uma câmera de segurança mostram dois homens encapuzados entrando na loja e levando duas TVs. Tentam usar um carrinho de supermercado em vão. Não desistem e tranquilamente vão embora. No entanto, há também casos de bandidos que nem escondem o rosto. Vídeos registram dois homens em frente à loja para disfarçar. Mas na verdade, forçam a porta. Um deles entra e furta um produto encomendado.

De acordo com a Secretaria da Segurança Pública, em 2023, foram registrados 106 mil furtos a mais do que em 2021. Entre 2020 e 2023, o crescimento foi menor. Isso significa que foram, em média, 1.526 furtos por dia no estado (2023). Só a Zona Sul da capital teve uma alta de 17% nos dois primeiros meses deste ano, em relação a todo o ano passado.A SSP informou que o policiamento foi intensificado e que os registros das ocorrências são imprescindíveis para que os casos sejam investigados e os responsáveis, presos.“Se a pessoa entrou, tem que avisar uma empresa, ou o dono da loja pode ser avisado no celular. Tem que ter uma sirene e luz, pra todo mundo que estiver na rua perceber. Às vezes ter uma sirene lá dentro, pra assustar e chamar a polícia, algum apoio que possa contratar”, diz Marcy José de Campos Verde, consultor de segurança.

Fonte: sbtnews

Recomendar correção

CORREÇÕES

voltar